Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias
Início do conteúdo da página

Últimas notícias

Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2024, 19h53

Resultado - Afastamento qualificação dos técnico administrativos - 1º semestre/2022

banner pro pos3

O edital trata do afastamento remunerado para participação em programa de pós-graduação stricto sensu para os servidores técnicos administrativos de Guarulhos.

CRONOGRAMA:

Período de entrega dos documentos - Inscrição (via SUAP) De 14/02/2022 a 04/03/2022 (19 dias corridos)

Publicação do resultado preliminar 10/03/2022 (6 dias corridos)

Prazo para interposição de recursos 11/03/2022 e 14/03/2021 (2 dias úteis)

Publicação do resultado final da pontuação 15/03/2022 (1 dia útil)

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 07/03/2022, 15h58

  • publicado
  • 09/02/22
  • 10h33

Oficinas 4.0/2023 — Inscrição no Processo Seletivo de Bolsistas

A Comissão Organizadora do projeto Oficinas 4.0 do Câmpus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo torna pública a abertura do processo de seleção de bolsistas para a execução de projeto (elaborado e desenvolvido por professores do Grupo SUMMUS - Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologia do IFSP - Guarulhos), em que serão concedidas cinco cotas de bolsas para alunos regulares do IFSP Guarulhos — três destas para estudantes do Ensino Técnico (Integrado ou Concomitante) e duas para estudantes de graduação. Confira o cronograma:

Etapas

Datas

Inscrições

De 23/01/2023 às 23h59min de 06/02/2023

Divulgação do resultado preliminar da 1ª etapa de seleção

07/02/2023

Período de interposição de recurso relativa à 1ª etapa

08/02/2023

Divulgação do resultado da 1° etapa, após recurso

09/02/2023

Segunda etapa (entrevistas)

De 10 a 13/02/2023

Divulgação de resultado final

14/02/2023

Início estimado do projeto (Período de execução: 10 meses)

A partir de 01/03/2023

Para inscrições e mais detalhes acessar:

A seguir link dos vídeos dos projetos desenvolvidos nas edições 2021 e 2022 das Oficinas 4.0:

• Projeto 1 “Smart Truck”
https://www.youtube.com/watch?v=Z2YMRCxNf5g

• Projeto 2 “Sistema de monitoramento remoto de pontes e viadutos”
https://www.youtube.com/watch?v=RoUOxERbccM

• Projeto 3 “Calçado Inteligente”
https://www.youtube.com/watch?v=4ooRXi9RapY

• Projeto 4 “OMINKIT”
https://www.youtube.com/watch?v=ak8w1bS7h0c

• Projeto 5 “Calçado Inteligente”
https://www.youtube.com/watch?v=htqbSIN1tzQ

• Projeto 6 “Sistema de identificação de falhas em rolamentos”
https://www.youtube.com/watch?v=EnXYAsiBBw8

 

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 23/01/2023, 20h01

  • publicado
  • 09/02/22
  • 09h40

AUTORIZADOS PARA O USO DOS ESPAÇOS DO IFSP GUARULHOS PARA ATIVIDADES ACADÊMICAS - 16 A 25/02/2022

banner ret aula02


Comunicamos que, a partir de 16/02/2022, o Câmpus Guarulhos do IFSP estará aberto para realização de atividades, desde que atendidas as condições estabelecidas pela PORTARIA NORMATIVA N.º 37/2022 - RET/IFSP, de 29 de janeiro de 2022 que condiciona o acesso ao câmpus mediante apresentação de comprovação de que o estudante está em dia com o esquema vacinal para Covid-19, ou apresente teste RT-PCR ou teste de antígenos negativos para Covid-19 com data de realização inferior à 72h (da coleta).

Os horários de abertura do campus serão:
- manhã das 7h15min às 12h;
- tarde das 13h15min às 18h;
- noite das 19h às 22h.

Com relação aos horários de troca de período, todos deverão deixar o câmpus para que o serviço de limpeza seja executado nas áreas de uso comum.

Os estudantes que utilizarão as instalações físicas do câmpus deverão preencher a MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DE USO DOS ESPAÇOS DO IFSP GUARULHOS PARA ATIVIDADES ACADÊMICAS no endereço https://forms.gle/Giu2KUY7CjnbXTAB8, para reserva de espaço de estudos em salas de aulas ou de uso de computadores nos laboratórios de informática do câmpus.

○ Solicitações de reserva para o período de 16 a 25/02 serão realizadas até segunda-feira, 14/02; o resultado será divulgado na terça-feira, 15/02/2022.
○ Será autorizado o acesso ao câmpus apenas aos estudantes que cumpriram o disposto na PORTARIA NORMATIVA N.º 37/2022 - veja mais informações em http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article.html?id=1680.
○ Este procedimento tem o objetivo de garantir a ocupação dos espaços físicos dentro dos limites estabelecidos pelos protocolos de biossegurança e sanitários do IFSP.
○ A reserva será válida para os dias 16,17,18, 21, 22, 23, 24 e 25/02 quando o estudante tiver a solicitação atendida.
○ Não se dirijam ao câmpus antes de consultarem a lista dos pedidos deferidos.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 15/02/2022, 16h15

  • publicado
  • 09/02/22
  • 08h43

Reunião com os servidores sobre Atualização PDI

banner reu pdi02

Sala PDI
Quinta-feira, 10 de fevereiro · 11:00 até 12:30
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/xqq-guio-rps

Sala PDI
Quinta-feira, 10 de fevereiro · 15:00 até 16:30
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/pvs-itwt-por

Pauta:
Conceito sobre o PDI
Uso da plataforma Nilo Peçanha
Dados do Campus Guarulhos
Motivação no ajuste do PDI
Propostas iniciais
Questionário

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 09/02/2022, 08h07

  • publicado
  • 09/02/22
  • 08h07

PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA (PAP) 2022 – EDITAL Nº GRU.005/2022 – ETAPA 1: RECADASTRAMENTO – RESULTADO FINAL

banner pap22 rec

A Direção-Geral do IFSP - Câmpus Guarulhos, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), torna público o Resultado Final das inscrições no Edital GRU.005/2022 - Programa de Auxílio Permanência (PAP) – Etapa 1 – Recadastramento.

Os(As) estudantes cujos prontuários estão na lista 1 foram contemplados(as) com o auxílio permanência. Estes(as) deverão aguardar o pagamento do auxílio, o qual será comunicado quando for realizado. Não responderemos a questionamentos sobre data de pagamento.

Os(As) estudantes cujos prontuários estão na lista 2 tiveram sua inscrição deferida e estão em lista de espera. Estes(as) deverão aguardar suplementação orçamentária e acompanhar as publicações na página do IFSP Guarulhos. Caso não sejam contemplados no 1º semestre, deverão fazer mais uma vez o recadastramento na Etapa 3, conforme edital.

Os(As) estudantes cujos prontuários estão na lista 3 tiveram sua inscrição indeferida após recurso por não entregarem toda a documentação, por terem feito inscrição fora da etapa correta ou por não estarem matriculados em cursos atendidos pelo Edital. A Etapa 2 terá início em 21/03/2022.


A Direção-Geral do IFSP - Câmpus Guarulhos, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), torna público o Resultado Preliminar das inscrições no Edital GRU.005/2022 - Programa de Auxílio Permanência (PAP) – Etapa 1 – Recadastramento.

Em caso de problemas para acessar a área de Recursos do SUAP conforme explicado no item 9 do Edital GRU.005/2022, favor enviar e-mail para a CSP (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), sempre com nome completo e prontuário, com imagens (“prints”) de todo o caminho percorrido dentro do sistema e os erros encontrados.

Todos os documentos serão verificados a partir do dia 22/02/2022.

Questionamentos e casos omissos serão tratados conforme Edital GRU.005/2022.


Está aberto o período de RECADASTRAMENTO para o Programa de Auxílio Permanência (PAP) do IFSP – Câmpus Guarulhos para o 1º semestre de 2022. O recadastramento é voltado apenas para os beneficiários do PAP no 2º semestre de 2021. As inscrições para ingressantes e veteranos não beneficiários do PAP no 2º semestre de 2021 serão realizadas de 21/03 a 27/03/2022.

O Programa de Auxílio Permanência (PAP) tem como objetivo principal viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de retenção e de evasão decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica.

Por favor, leia todo o Edital nº GRU.005/2022 e depois consulte os tutoriais em vídeo e em PDF antes de realizar a inscrição online no período de 07/02 até as 23h59 de 13/02/2022. Toda a documentação deverá ser enviada via SUAP. Os Anexos devem estar devidamente assinados e escaneados (não será aceita assinatura digitada no teclado). Não haverá prorrogação do prazo.

Confira o passo a passo de como se inscrever: https://www.ifsp.edu.br/tutorialpap

Em caso de dúvida após a leitura do edital e do tutorial, contate a Coordenadoria Sociopedagógica pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 07/03/2022, 11h29

  • publicado
  • 08/02/22
  • 16h22

BOLSA DE ENSINO - EDITAL Nº GRU.004/2022 – RESULTADO!

banner bol ens22

A Coordenadoria Sociopedagógica vem através deste divulgar o resultado da seleção de Bolsa de Ensino conforme edital nº GRU.004/2022. Os alunos convocados deverão enviar, até 09/03/2022, toda a documentação abaixo em foto legível ou imagem escaneada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.:

- Os documentos de conta bancária individual - cópia do cartão ou extrato bancário onde apareçam o nome completo, nome do banco, número da agência, da conta e tipo (se corrente ou poupança); - Ficha de Cadastro para Bolsista de Ensino;- Declaração;- Termo de Compromisso para Concessão de Bolsa de Ensino devidamente preenchido e assinado (NÃO É ACEITO DIGITAR O NOME, A ASSINATURA PRECISA SER FEITA À MÃO).

Coordenadoria Sociopedagógica
IFSP - Câmpus Guarulhos


Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa de Ensino do IFSP – Câmpus Guarulhos para o 1º semestre de 2022.

Interessados devem ler edital e projetos anexos abaixo.

Projetos oferecidos

Área/Curso

Projeto

Docente

Perfil do bolsista

Vagas

ADS

Auxílio no desenvolvimento de aplicações em Inteligência Artificial

Rodrigo Campos Bortoletto

Consultar projeto: Clique aqui

01

ADS

Linguagem de Programação Rust – Mozilla Research

Antonio Angelo de Souza Tartaglia

Consultar projeto: Clique aqui

01

Técnico Automação

Desenho auxiliado por computador DAC, manufatura CAM CNC e CAE

Mauro Villa d´Alva

Consultar projeto: Clique aqui

01

Engenharia Automação

Energia Solar Fotovoltaica

Marcelo Kenji Shibuya

Consultar projeto: Clique aqui

01

Engenharia Automação

Estudo e desenvolvimento de experimentos com o simulador CoppeliaSim para a disciplina de laboratório de robótica.

Rogério Daniel Dantas

Consultar projeto: Clique aqui

01

Técnico Informática

Aprendizado e prática

Marcia Pereira

Consultar projeto: Clique aqui

01

Técnico Informática

Monitoria em Desenvolvimento Back-end e banco de dados

Osias Baptista de Souza Filho

Consultar projeto: Clique aqui

01

Matemática

Energia e Desenvolvimento no Brasil – uma pesquisa empírica sobre matrizes energéticas.

Marcelo Squinca da Silva

Consultar projeto: Clique aqui

01

Técnico Mecatrônica

Filosofia em perspectiva africana

Rodrigo Aparecido de Godoi

Consultar projeto: Clique aqui

01

Técnico Mecatrônica

Monitoria em Práticas Corporais

Fabiana Fernandes de Freitas Brandão e Nemuel Geraldo da Silva

Consultar projeto: Clique aqui

01

Tecnologia Automação

Práticas com Energia Solar Fotovoltaica

Alexandre dos Santos Ribeiro

Consultar projeto: Clique aqui

01

Tecnologia Automação

Robótica educacional na Tecnologia em Automação Industrial

Percy Javier Igei Kaneshiro

Consultar projeto: Clique aqui

01


Depois de ler edital e projetos, estudantes devem realizar inscrição 100% online, de 07/02 até as 23h59 do dia 20/02/2022, acessando o formulário em https://forms.gle/A1JQo6Tr7ggawh516.

Em caso de dúvida após a leitura do edital e do projeto de interesse, favor contatar a Coordenadoria Sociopedagógica pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 07/03/2022, 12h48

  • publicado
  • 08/02/22
  • 16h11

Comprovante de Vacinação dos Estudantes: orientações de como apresentar

banner comp covid19

O comprovante de vacinação deve ser encaminhado conforme orientado na Portaria Normativa n.º 37/2022 - RET/IFSP, de 29 de janeiro de 2022.

Estudante deverá acessar a área de requerimentos no SUAP;

Na aba de requerimentos selecionará “adicionar requerimento”;

Na tela de Requerimentos selecionará em Tipo de Requerimento: Entrega de Comprovante de Vacina da COVID-19, em Descrição e Justificativa deverá inserir: “Entrega do comprovante de vacinação da COVID-19” e selecionará “Salvar”;

Na nova tela realizará o “upload” dos comprovantes de vacinação, atente-se que o sistema aguardará dois arquivos. Caso o seu comprovante esteja em arquivo único, basta enviá-lo duas vezes;

O estudante deverá aguardar a análise do documento. Em caso de indeferimento o estudante deverá seguir as recomendações e encaminhar os documentos novamente;

O prazo para envio dos documentos é 15/02/2022.

Em caso de dúvidas encaminhem e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 07/02/2022, 15h07

  • publicado
  • 07/02/22
  • 14h53

Comunicado aos alunos do ADS

banner com ads08

Aos alunos que cursarão disciplinas do 1º semestre em regime de DP, informo que as aulas começarão na segunda quinzena do mês de março/2022.
Prof. Joel Saade

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 04/02/2022, 09h31

  • publicado
  • 04/02/22
  • 09h31

Inicio das aulas

banner com aulas01

A toda comunidade escolar do IFSP-câmpus Guarulhos

Assunto: retomada das atividades

O Diretor-geral do IFSP - Câmpus Guarulhos no uso das suas atribuições regimentais e considerando o disposto na Portaria nº 6585/IFSP, de 20 de dezembro de 2021, a qual estabelece sobre a retomada das atividades acadêmicas no IFSP em três etapas, os quais são baseados em indicadores locais como taxa de ocupação de leitos hospitalares, número de óbitos, índice de vacinação e número de novos casos por dia por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

Dessa forma, tendo em vista o aumento crescente de casos em Guarulhos da COVID-19 e aumento de ocupação das enfermarias e UTI's dos hospitais, ultrapassando os valores dispostos na Portaria nº 6585/IFSP, de 20 de dezembro de 2021, informa o seguinte:

Início das atividades acadêmicas em 07/02/2022 na forma totalmente remota;

Em 07/03/2022 início das atividades acadêmicas na forma totalmente presencial.

No decorrer do mês de fevereiro avaliaremos a evolução da pandemia e manteremos toda a comunidade informada. As novas decisões serão conforme o disposto na Portaria nº 620/IFSP, de 29 de janeiro de 2022.

Durante o mês de fevereiro, às atividades presenciais no câmpus segue esquema especial, com revezamento para atividades presenciais, garantindo a baixa ocupação de espaços, e horário reduzido, sem prejuízo para as rotinas administrativas e atendimento pelos canais digitais.

Os estudantes devem procurar as coordenações de cursos para obterem as informações necessárias para o acesso às aulas.

Aproveitamos para destacar a importância da vacinação e da manutenção dos cuidados de higiene e uso de máscaras.

Enfatizamos que a população busque as unidades de saúde para a vacinação contra a COVID-19 e contra a gripe (Influenza), campanhas em curso no Estado de São Paulo, e, no caso de sintomas respiratórios, sigam as orientações das autoridades sanitárias.

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 04/02/2022, 08h15

  • publicado
  • 04/02/22
  • 08h14

Licenciandos em Matemática do IFSP Guarulhos publicam artigos científicos sobre o uso de tecnologias no ensino de Matemática

Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos, Esther Vanessa do Nascimento Santos e Lucas de Brito Costa, bolsistas do PIBIFSP Guarulhos, começaram o ano de 2022 com a publicação de artigos científicos na Revista Ciência em Evidência, do IFSP Capivari.

Esther publicou o artigo Uma investigação do uso do GeoGebra 3D no estudo de propriedades de poliedros, e Lucas publicou o artigo O desenvolvimento dos Três Mundos da Matemática no estudo de funções trigonométricas com o GeoGebra, que são frutos de seus trabalhos de iniciação científica, nas quais elaboraram, aplicaram e analisaram atividades de ensino sobre Geometria Espacial e Trigonometria com o uso do aplicativo GeoGebra. Os artigos podem ser encontrados no link https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia

Os artigos compõem a edição Dossiê Especial: I Seminário TIC e Educação da Revista Ciência em Evidência, que traz artigos dos trabalhos apresentados no I Seminário TIC e Educação do IFSP Capivari, realizado no ano de 2021.

No processo de desenvolvimento das iniciações científica, os estudantes Esther e Lucas também tiveram a oportunidade de colaborar com o Projeto de Extensão Estudo das dificuldades e defasagens em Matemática 2021, tendo ministrados oficinas sobre os temas pesquisados por eles para estudantes do curso de Licenciatura do IFSP Guarulhos. O prof. Roberto Seidi, um dos orientadores dos trabalhos, destaca a importância da relação entre a pesquisa e a extensão no processo de formação dos futuros professores e sua profunda colaboração com a comunidade.

Projetos de pesquisa sobre o papel e o uso de tecnologias no ensino de Matemática vêm sendo desenvolvidos desde o ano de 2018, sob coordenação dos professores William Vieira, Roberto Seidi Imafuku e Emanoel Fabiano Pereira, docentes do campus Guarulhos, e, com base nos resultados encontrados, são elaborados minicursos e oficinas que visam contribuir com a formação dos futuros professores de Matemática e dos estudantes do Ensino Médio do IFSP. Além disso, as publicações de artigos e participação em congressos e seminários inserem os estudantes no ambiente da pesquisa e pretendem incutir nestes o perfil do professor-pesquisador, perspectiva tão necessária aos docentes do nosso tempo.

O prof. Emanoel Fabiano destaca que, mesmo com a pandemia, os trabalhos de pesquisa e de extensão do grupo permaneceram ativos e renderam muitos resultados importantes para os estudantes, comunidade IFSP e sociedade, e aponta que há muito mais por vir no ano de 2022.

Prof. Dr. William Vieira, membro do GEPEMFOP/IFSP Guarulhos

Registrado em: Últimas notícias

Última atualização em 03/02/2022, 14h13

  • publicado
  • 03/02/22
  • 14h07
Fim do conteúdo da página