Últimas notícias
Resultado - Afastamento qualificação dos técnico administrativos - 1º semestre/2022
O edital trata do afastamento remunerado para participação em programa de pós-graduação stricto sensu para os servidores técnicos administrativos de Guarulhos.
CRONOGRAMA:
Período de entrega dos documentos - Inscrição (via SUAP) De 14/02/2022 a 04/03/2022 (19 dias corridos)
Publicação do resultado preliminar 10/03/2022 (6 dias corridos)
Prazo para interposição de recursos 11/03/2022 e 14/03/2021 (2 dias úteis)
Publicação do resultado final da pontuação 15/03/2022 (1 dia útil)
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 07/03/2022, 15h58
- publicado
- 09/02/22
- 10h33
Oficinas 4.0/2023 — Inscrição no Processo Seletivo de Bolsistas
A Comissão Organizadora do projeto Oficinas 4.0 do Câmpus Guarulhos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo torna pública a abertura do processo de seleção de bolsistas para a execução de projeto (elaborado e desenvolvido por professores do Grupo SUMMUS - Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologia do IFSP - Guarulhos), em que serão concedidas cinco cotas de bolsas para alunos regulares do IFSP Guarulhos — três destas para estudantes do Ensino Técnico (Integrado ou Concomitante) e duas para estudantes de graduação. Confira o cronograma:
Etapas |
Datas |
Inscrições |
De 23/01/2023 às 23h59min de 06/02/2023 |
Divulgação do resultado preliminar da 1ª etapa de seleção |
07/02/2023 |
Período de interposição de recurso relativa à 1ª etapa |
08/02/2023 |
Divulgação do resultado da 1° etapa, após recurso |
09/02/2023 |
Segunda etapa (entrevistas) |
De 10 a 13/02/2023 |
Divulgação de resultado final |
14/02/2023 |
Início estimado do projeto (Período de execução: 10 meses) |
A partir de 01/03/2023 |
Para inscrições e mais detalhes acessar:
A seguir link dos vídeos dos projetos desenvolvidos nas edições 2021 e 2022 das Oficinas 4.0:
• Projeto 1 “Smart Truck”
https://www.youtube.com/watch?v=Z2YMRCxNf5g
• Projeto 2 “Sistema de monitoramento remoto de pontes e viadutos”
https://www.youtube.com/watch?v=RoUOxERbccM
• Projeto 3 “Calçado Inteligente”
https://www.youtube.com/watch?v=4ooRXi9RapY
• Projeto 4 “OMINKIT”
https://www.youtube.com/watch?v=ak8w1bS7h0c
• Projeto 5 “Calçado Inteligente”
https://www.youtube.com/watch?v=htqbSIN1tzQ
• Projeto 6 “Sistema de identificação de falhas em rolamentos”
https://www.youtube.com/watch?v=EnXYAsiBBw8
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 23/01/2023, 20h01
- publicado
- 09/02/22
- 09h40
AUTORIZADOS PARA O USO DOS ESPAÇOS DO IFSP GUARULHOS PARA ATIVIDADES ACADÊMICAS - 16 A 25/02/2022
Comunicamos que, a partir de 16/02/2022, o Câmpus Guarulhos do IFSP estará aberto para realização de atividades, desde que atendidas as condições estabelecidas pela PORTARIA NORMATIVA N.º 37/2022 - RET/IFSP, de 29 de janeiro de 2022 que condiciona o acesso ao câmpus mediante apresentação de comprovação de que o estudante está em dia com o esquema vacinal para Covid-19, ou apresente teste RT-PCR ou teste de antígenos negativos para Covid-19 com data de realização inferior à 72h (da coleta).
Os horários de abertura do campus serão:
- manhã das 7h15min às 12h;
- tarde das 13h15min às 18h;
- noite das 19h às 22h.
Com relação aos horários de troca de período, todos deverão deixar o câmpus para que o serviço de limpeza seja executado nas áreas de uso comum.
Os estudantes que utilizarão as instalações físicas do câmpus deverão preencher a MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE DE USO DOS ESPAÇOS DO IFSP GUARULHOS PARA ATIVIDADES ACADÊMICAS no endereço https://forms.gle/Giu2KUY7CjnbXTAB8, para reserva de espaço de estudos em salas de aulas ou de uso de computadores nos laboratórios de informática do câmpus.
○ Solicitações de reserva para o período de 16 a 25/02 serão realizadas até segunda-feira, 14/02; o resultado será divulgado na terça-feira, 15/02/2022.
○ Será autorizado o acesso ao câmpus apenas aos estudantes que cumpriram o disposto na PORTARIA NORMATIVA N.º 37/2022 - veja mais informações em http://gru.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article.html?id=1680.
○ Este procedimento tem o objetivo de garantir a ocupação dos espaços físicos dentro dos limites estabelecidos pelos protocolos de biossegurança e sanitários do IFSP.
○ A reserva será válida para os dias 16,17,18, 21, 22, 23, 24 e 25/02 quando o estudante tiver a solicitação atendida.
○ Não se dirijam ao câmpus antes de consultarem a lista dos pedidos deferidos.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 15/02/2022, 16h15
- publicado
- 09/02/22
- 08h43
Reunião com os servidores sobre Atualização PDI
Sala PDI
Quinta-feira, 10 de fevereiro · 11:00 até 12:30
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/xqq-guio-rps
Sala PDI
Quinta-feira, 10 de fevereiro · 15:00 até 16:30
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/pvs-itwt-por
Pauta:
Conceito sobre o PDI
Uso da plataforma Nilo Peçanha
Dados do Campus Guarulhos
Motivação no ajuste do PDI
Propostas iniciais
Questionário
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 09/02/2022, 08h07
- publicado
- 09/02/22
- 08h07
PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA (PAP) 2022 – EDITAL Nº GRU.005/2022 – ETAPA 1: RECADASTRAMENTO – RESULTADO FINAL
A Direção-Geral do IFSP - Câmpus Guarulhos, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), torna público o Resultado Final das inscrições no Edital GRU.005/2022 - Programa de Auxílio Permanência (PAP) – Etapa 1 – Recadastramento.
Os(As) estudantes cujos prontuários estão na lista 1 foram contemplados(as) com o auxílio permanência. Estes(as) deverão aguardar o pagamento do auxílio, o qual será comunicado quando for realizado. Não responderemos a questionamentos sobre data de pagamento.
Os(As) estudantes cujos prontuários estão na lista 2 tiveram sua inscrição deferida e estão em lista de espera. Estes(as) deverão aguardar suplementação orçamentária e acompanhar as publicações na página do IFSP Guarulhos. Caso não sejam contemplados no 1º semestre, deverão fazer mais uma vez o recadastramento na Etapa 3, conforme edital.
Os(As) estudantes cujos prontuários estão na lista 3 tiveram sua inscrição indeferida após recurso por não entregarem toda a documentação, por terem feito inscrição fora da etapa correta ou por não estarem matriculados em cursos atendidos pelo Edital. A Etapa 2 terá início em 21/03/2022.
A Direção-Geral do IFSP - Câmpus Guarulhos, por meio da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP), torna público o Resultado Preliminar das inscrições no Edital GRU.005/2022 - Programa de Auxílio Permanência (PAP) – Etapa 1 – Recadastramento.
Em caso de problemas para acessar a área de Recursos do SUAP conforme explicado no item 9 do Edital GRU.005/2022, favor enviar e-mail para a CSP (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), sempre com nome completo e prontuário, com imagens (“prints”) de todo o caminho percorrido dentro do sistema e os erros encontrados.
Todos os documentos serão verificados a partir do dia 22/02/2022.
Questionamentos e casos omissos serão tratados conforme Edital GRU.005/2022.
Está aberto o período de RECADASTRAMENTO para o Programa de Auxílio Permanência (PAP) do IFSP – Câmpus Guarulhos para o 1º semestre de 2022. O recadastramento é voltado apenas para os beneficiários do PAP no 2º semestre de 2021. As inscrições para ingressantes e veteranos não beneficiários do PAP no 2º semestre de 2021 serão realizadas de 21/03 a 27/03/2022.
O Programa de Auxílio Permanência (PAP) tem como objetivo principal viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes e contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a partir de medidas que buscam combater situações de retenção e de evasão decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica.
Por favor, leia todo o Edital nº GRU.005/2022 e depois consulte os tutoriais em vídeo e em PDF antes de realizar a inscrição online no período de 07/02 até as 23h59 de 13/02/2022. Toda a documentação deverá ser enviada via SUAP. Os Anexos devem estar devidamente assinados e escaneados (não será aceita assinatura digitada no teclado). Não haverá prorrogação do prazo.
Confira o passo a passo de como se inscrever: https://www.ifsp.edu.br/tutorialpap
Em caso de dúvida após a leitura do edital e do tutorial, contate a Coordenadoria Sociopedagógica pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 07/03/2022, 11h29
- publicado
- 08/02/22
- 16h22
BOLSA DE ENSINO - EDITAL Nº GRU.004/2022 – RESULTADO!
A Coordenadoria Sociopedagógica vem através deste divulgar o resultado da seleção de Bolsa de Ensino conforme edital nº GRU.004/2022. Os alunos convocados deverão enviar, até 09/03/2022, toda a documentação abaixo em foto legível ou imagem escaneada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.:
- Os documentos de conta bancária individual - cópia do cartão ou extrato bancário onde apareçam o nome completo, nome do banco, número da agência, da conta e tipo (se corrente ou poupança); - Ficha de Cadastro para Bolsista de Ensino;- Declaração;- Termo de Compromisso para Concessão de Bolsa de Ensino devidamente preenchido e assinado (NÃO É ACEITO DIGITAR O NOME, A ASSINATURA PRECISA SER FEITA À MÃO).
Coordenadoria Sociopedagógica
IFSP - Câmpus Guarulhos
Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa de Ensino do IFSP – Câmpus Guarulhos para o 1º semestre de 2022.
Interessados devem ler edital e projetos anexos abaixo.
Projetos oferecidos
Área/Curso |
Projeto |
Docente |
Perfil do bolsista |
Vagas |
ADS |
Auxílio no desenvolvimento de aplicações em Inteligência Artificial |
Rodrigo Campos Bortoletto |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
ADS |
Linguagem de Programação Rust – Mozilla Research |
Antonio Angelo de Souza Tartaglia |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
Técnico Automação |
Desenho auxiliado por computador DAC, manufatura CAM CNC e CAE |
Mauro Villa d´Alva |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
Engenharia Automação |
Energia Solar Fotovoltaica |
Marcelo Kenji Shibuya |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
Engenharia Automação |
Estudo e desenvolvimento de experimentos com o simulador CoppeliaSim para a disciplina de laboratório de robótica. |
Rogério Daniel Dantas |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
Técnico Informática |
Aprendizado e prática |
Marcia Pereira |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
Técnico Informática |
Monitoria em Desenvolvimento Back-end e banco de dados |
Osias Baptista de Souza Filho |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
Matemática |
Energia e Desenvolvimento no Brasil – uma pesquisa empírica sobre matrizes energéticas. |
Marcelo Squinca da Silva |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
Técnico Mecatrônica |
Filosofia em perspectiva africana |
Rodrigo Aparecido de Godoi |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
Técnico Mecatrônica |
Monitoria em Práticas Corporais |
Fabiana Fernandes de Freitas Brandão e Nemuel Geraldo da Silva |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
Tecnologia Automação |
Práticas com Energia Solar Fotovoltaica |
Alexandre dos Santos Ribeiro |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
Tecnologia Automação |
Robótica educacional na Tecnologia em Automação Industrial |
Percy Javier Igei Kaneshiro |
Consultar projeto: Clique aqui |
01 |
Depois de ler edital e projetos, estudantes devem realizar inscrição 100% online, de 07/02 até as 23h59 do dia 20/02/2022, acessando o formulário em https://forms.gle/A1JQo6Tr7ggawh516.
Em caso de dúvida após a leitura do edital e do projeto de interesse, favor contatar a Coordenadoria Sociopedagógica pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 07/03/2022, 12h48
- publicado
- 08/02/22
- 16h11
Comprovante de Vacinação dos Estudantes: orientações de como apresentar
O comprovante de vacinação deve ser encaminhado conforme orientado na Portaria Normativa n.º 37/2022 - RET/IFSP, de 29 de janeiro de 2022.
Estudante deverá acessar a área de requerimentos no SUAP;
Na aba de requerimentos selecionará “adicionar requerimento”;
Na tela de Requerimentos selecionará em Tipo de Requerimento: Entrega de Comprovante de Vacina da COVID-19, em Descrição e Justificativa deverá inserir: “Entrega do comprovante de vacinação da COVID-19” e selecionará “Salvar”;
Na nova tela realizará o “upload” dos comprovantes de vacinação, atente-se que o sistema aguardará dois arquivos. Caso o seu comprovante esteja em arquivo único, basta enviá-lo duas vezes;
O estudante deverá aguardar a análise do documento. Em caso de indeferimento o estudante deverá seguir as recomendações e encaminhar os documentos novamente;
O prazo para envio dos documentos é 15/02/2022.
Em caso de dúvidas encaminhem e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 07/02/2022, 15h07
- publicado
- 07/02/22
- 14h53
Comunicado aos alunos do ADS
Aos alunos que cursarão disciplinas do 1º semestre em regime de DP, informo que as aulas começarão na segunda quinzena do mês de março/2022.
Prof. Joel Saade
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 04/02/2022, 09h31
- publicado
- 04/02/22
- 09h31
Inicio das aulas
A toda comunidade escolar do IFSP-câmpus Guarulhos
Assunto: retomada das atividades
O Diretor-geral do IFSP - Câmpus Guarulhos no uso das suas atribuições regimentais e considerando o disposto na Portaria nº 6585/IFSP, de 20 de dezembro de 2021, a qual estabelece sobre a retomada das atividades acadêmicas no IFSP em três etapas, os quais são baseados em indicadores locais como taxa de ocupação de leitos hospitalares, número de óbitos, índice de vacinação e número de novos casos por dia por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.
Dessa forma, tendo em vista o aumento crescente de casos em Guarulhos da COVID-19 e aumento de ocupação das enfermarias e UTI's dos hospitais, ultrapassando os valores dispostos na Portaria nº 6585/IFSP, de 20 de dezembro de 2021, informa o seguinte:
Início das atividades acadêmicas em 07/02/2022 na forma totalmente remota;
Em 07/03/2022 início das atividades acadêmicas na forma totalmente presencial.
No decorrer do mês de fevereiro avaliaremos a evolução da pandemia e manteremos toda a comunidade informada. As novas decisões serão conforme o disposto na Portaria nº 620/IFSP, de 29 de janeiro de 2022.
Durante o mês de fevereiro, às atividades presenciais no câmpus segue esquema especial, com revezamento para atividades presenciais, garantindo a baixa ocupação de espaços, e horário reduzido, sem prejuízo para as rotinas administrativas e atendimento pelos canais digitais.
Os estudantes devem procurar as coordenações de cursos para obterem as informações necessárias para o acesso às aulas.
Aproveitamos para destacar a importância da vacinação e da manutenção dos cuidados de higiene e uso de máscaras.
Enfatizamos que a população busque as unidades de saúde para a vacinação contra a COVID-19 e contra a gripe (Influenza), campanhas em curso no Estado de São Paulo, e, no caso de sintomas respiratórios, sigam as orientações das autoridades sanitárias.
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 04/02/2022, 08h15
- publicado
- 04/02/22
- 08h14
Licenciandos em Matemática do IFSP Guarulhos publicam artigos científicos sobre o uso de tecnologias no ensino de Matemática
Os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP Guarulhos, Esther Vanessa do Nascimento Santos e Lucas de Brito Costa, bolsistas do PIBIFSP Guarulhos, começaram o ano de 2022 com a publicação de artigos científicos na Revista Ciência em Evidência, do IFSP Capivari.
Esther publicou o artigo Uma investigação do uso do GeoGebra 3D no estudo de propriedades de poliedros, e Lucas publicou o artigo O desenvolvimento dos Três Mundos da Matemática no estudo de funções trigonométricas com o GeoGebra, que são frutos de seus trabalhos de iniciação científica, nas quais elaboraram, aplicaram e analisaram atividades de ensino sobre Geometria Espacial e Trigonometria com o uso do aplicativo GeoGebra. Os artigos podem ser encontrados no link https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia
Os artigos compõem a edição Dossiê Especial: I Seminário TIC e Educação da Revista Ciência em Evidência, que traz artigos dos trabalhos apresentados no I Seminário TIC e Educação do IFSP Capivari, realizado no ano de 2021.
No processo de desenvolvimento das iniciações científica, os estudantes Esther e Lucas também tiveram a oportunidade de colaborar com o Projeto de Extensão Estudo das dificuldades e defasagens em Matemática 2021, tendo ministrados oficinas sobre os temas pesquisados por eles para estudantes do curso de Licenciatura do IFSP Guarulhos. O prof. Roberto Seidi, um dos orientadores dos trabalhos, destaca a importância da relação entre a pesquisa e a extensão no processo de formação dos futuros professores e sua profunda colaboração com a comunidade.
Projetos de pesquisa sobre o papel e o uso de tecnologias no ensino de Matemática vêm sendo desenvolvidos desde o ano de 2018, sob coordenação dos professores William Vieira, Roberto Seidi Imafuku e Emanoel Fabiano Pereira, docentes do campus Guarulhos, e, com base nos resultados encontrados, são elaborados minicursos e oficinas que visam contribuir com a formação dos futuros professores de Matemática e dos estudantes do Ensino Médio do IFSP. Além disso, as publicações de artigos e participação em congressos e seminários inserem os estudantes no ambiente da pesquisa e pretendem incutir nestes o perfil do professor-pesquisador, perspectiva tão necessária aos docentes do nosso tempo.
O prof. Emanoel Fabiano destaca que, mesmo com a pandemia, os trabalhos de pesquisa e de extensão do grupo permaneceram ativos e renderam muitos resultados importantes para os estudantes, comunidade IFSP e sociedade, e aponta que há muito mais por vir no ano de 2022.
Prof. Dr. William Vieira, membro do GEPEMFOP/IFSP Guarulhos
Registrado em: Últimas notícias
Última atualização em 03/02/2022, 14h13
- publicado
- 03/02/22
- 14h07
Redes Sociais